quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ATA DE REUNIÃO - 21/08/2012

Aos vinte e um dias do mês de agosto do ano de 2012, as 14h00min horas, realizou-se a reunião ordinária do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura de São Mateus para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: 1) Conclusão da revisão do regimento interno; 2) Plano de Ação do CONREMAD-SM; 3) Informes. O presidente do conselho José Guerra Junior, abriu os trabalhos, a secretaria executiva, Sueli Rodrigues apresentou a pauta do dia. 1) O Sr. Vicente que a assessoria jurídica da Subprefeitura analisou o texto do Regimento aprovado na última reunião do Conselho e fez algumas sugestões de alteração, nos artigos 5º, 7º, 13, 15 e 22. O presidente do conselho argumentou que a Subprefeitura de São Mateus, não tem recursos provisionados para atender ao parágrafo único do artigo 5° “Aos conselheiros devidamente empossados será garantida a identificação oficial”, acordou-se, em encaminhar oficio solicitando a identificação oficial para os conselheiros à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, proponente da legislação em vigor no que tange ao Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, dando continuidade a revisão do regimento interno foi deliberada a exclusão do trecho: “(residentes na respectiva circunscrição geográfica) do artigo 7°, foi dada nova redação ao inciso II do artigo 13°, que passou a ter como nova redação: “Leitura da ata da reunião anterior”, foi acrescentado parágrafo único ao inciso I do artigo 15º, com a seguinte redação: “Na impossibilidade de comparecimento do Presidente, a reunião será presidida pelo Secretário Executivo do conselho”, por fim, foi deliberado pela aceitação da sugestão de exclusão do artigo 22. O Presidente do Conselho precisou ausentar-se, informando que estava recebendo telefonema com demandas do Secretário das Subprefeituras, a reunião passou, então, a ser presidida pela Secretária Executiva. Para o desenvolvimento do segundo item da pauta “Plano de Ação do CONREMAD-SM”, foi proposto à elaboração do quadro seguindo os eixos temáticos: 1) Proteção ao meio ambiente; 2) Desenvolvimento Sustentável; 3) Cultura de Paz e considerando as atribuições determinadas pela legislação aos conselhos regionais de meio ambiente, capítulo I – Das atribuições, inciso de I ao VIII, o quadro com o PLANO DE AÇÃO foi assim construído. Inciso I - Elaboração de parecer com foco regional, sobre o PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS; Praças de até 5.000 metros quadrados; Elaboração de parecer sobre as obras com impacto na região; Promover encontro para a conceituação da "CULTURA DA PAZ"; Monitorar a aplicação dos CRÉDITOS DE CARBONO da região. Inciso IIEducação ambiental; Centro de educação ambiental; Manter conexão com o grupo da AGENDA 21, da zona leste; Participação em conjunto com a guarda Municipal; Participação do engenheiro Silas e agrônomos da Subprefeitura. Inciso IIIPromover estudo para apropriação e indicação de propostas; Acompanhar a implementação dos Parques do Plano Diretor; Acompanhar os projetos dos parques do Conquista, Morro do Cruzeiro e Guabirobeira; Elencar as principais obras previstas no Plano Diretor; Acompanhar as compensações ambientais (DERSA, MONOTRILHO, CTL); Revisar as áreas ambientais e de interesse sociais dispostas no plano diretor. Inciso IV – Coleta Seletiva; Apoiar políticas do Centro de Práticas Naturais; Apoiar a Agricultura Orgânica, liberação de novas áreas; Trazer a programação da "UMAPAZ" para a região de São Mateus. Inciso V – Fomentar/divulgar os Parques para a comunidade; Criar folder de divulgação do conselho de meio ambiente; Realizar conferencia bienal; Implantar núcleo ambiental nos distritos; contribuir na organização dos conselhos gestores dos parques; elaborar audiências públicas semestrais; apoiar entidades que promovam a sustentabilidade; firmar parcerias com empresas ambientais; implantar canais que facilitem o encaminhamento de denuncias e propostas da população; submeter o plano do conselho a apreciação pública na internet; Leilões de Crédito de Carbono. Inciso VI – Criar a Rede Socioambiental na região da Subprefeitura de São Mateus. Inciso VII – Agenda anual com os conselhos da leste e com o CADES central; Estabelecer relação permanente com os conselhos do aterro e da APA do Carmo; Conhecer a central de relacionamento com o metrô e consórcio Expresso Monotrilho Leste; Inciso VIII – Construir o Plano de trabalho anual do conselho, em execução nesta reunião. A discussão para a elaboração do Plano de ação não se esgotou nesta reunião. 3) Informes – O conselheiro Flariston Francisco da Silva informou e solicitou apoio deste conselho para a Caminhada que esta sendo organizada pelo CPA e será realizada no dia 20 de outubro de 2012 em comemoração ao aniversário da APA do Carmo, a conselheira Sueli Rodrigues solicitou o projeto para apreciação e encaminhamento para deliberação e conselheiro Flariston notificou que em breve apresentará o projeto para deliberação. A conselheira Sueli Rodrigues lembrou aos presentes a dificuldade em se obter o termo de parceria com a Subprefeitura de São Mateus, a solicitação foi encaminhada em janeiro de 2012 e até o momento (agosto de 2012) não obteve resposta, argumentou que é um descaso por parte do poder público local com quem realmente quer trabalhar em parceria com a Subprefeitura de São Mateus e demonstra a falta de interesse em atuar com a sociedade civil. A conselheira Sueli Rodrigues apresentou o convite para o evento de quinta feira, 19 horas, LANÇAMENTO DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA SUBPREFEITURA DE SÃO MATEUS, na sede da Subprefeitura, apresentou brevemente sua participação na comissão organizadora do núcleo e pede ajuda dos conselheiros para participarem, informa que sugeriu colocar no nome do núcleo “Desenvolvimento Econômico Sustentável”, o que foi aceito pelo gruopo de trabalho de criação do Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Subprefeitura de São Mateus. O conselheiro Douglas Alves Mendes apresenta oficio dos moradores das adjacências do córrego Cipoaba, neste é pedido ajuda para a obtenção do licenciamento da obra do coletor tronco de esgoto. O conselheiro Douglas pede em nome dos moradores do Jardim Santa Bárbara reunião com o Edmilson para esclarecimentos da etapa II do Parque Nebulosas. O conselheiro Douglas apresentou ainda a questão da ocupação na rua Terra Tombada por um material de construção, região do Parque do Conquista 2 e pergunta a quem reclamar, a conselheira Luisa informou que foi à DERSA com alguns moradores e falou da construção, um engenheiro que ela não identificou falou que eles estavam com dificuldades entrar na área e fizeram acordo com os fora da lei para poder construir o parque. A conselheira Claudete pergunta de quem é a responsabilidade para fazer oficio do conselho, é esclarecido que depois de deliberado a responsabilidade é da secretaria executiva redigir e encaminhar juntamente com representantes da Subprefeitura. A conselheira Rosa sugere montar um processo para cada denúncia, o conselheiro Douglas sugere visita em cada área, o conselheiro Flariston pede que a Subprefeitura se posicione a denúncia, em comum acordo foi agendado vistoria no Parque Nebulosa e Conquista para o dia 28 de agosto, com saída prevista para as 14 horas da Subprefeitura de São Mateus. A conselheira Rosa pede a palavra e informe sobre o acompanhamento que a mesma está realizando em relação à implantação do Parque Gabirobeira, a mesma fez oficio para a Secretaria do Verde e esta fez foto aérea e viu que o problema é maior ainda e encaminhou para a DERSA e DECONT II para analise da contaminação, até o momento não tem posicionamento e sugere cobrar a quem foi encaminhado e mandar para o ministério público. O conselheiro Edgar argumenta que talvez a área esteja com a DERSA. A conselheira Rosa informa que dia 28 de agosto de 2012 acontecerá evento do programa de práticas naturais corporais no parque do Carmo, no espaço de show, pela manhã, notifica ao conselho sobre a movimentação de caminhão no aterro localizado nas imediações da APA do Carmo. Em detrimento do adiantado da hora a reunião foi encerrada às 17h10min, e eu, Sueli Rodrigues, secretaria executiva lavrei a presente ata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário